Dar um nome ao bebé

Por vezes os avós sonham dar ao seu neto o nome de um dos cônjuges, ou de um pai ou mãe falecido, sendo de facto uma bela tradição e uma grande homenagem.
Mas embora gostasse que os pais do seu neto ou neta dessem o nome que pretende ao novo bebé, nem sempre isso é possível. Para os pais darem um nome a um filho é um momento muito pessoal, existindo fatores que podem pesar mais que a vontade de um avô ou avó.
Por exemplo, a sua nora ou genro podem querer homenagear outras pessoas das famílias deles, ou podem ter sonhado com um nome para o bebé desde há muitos anos, tendo já ideias bem definidas acerca do nome que pretende que o bebé receba.
Se de facto gostava de sugerir um nome para o seu novo neto ou neta, faça-o de forma gentil e sem qualquer tipo de pressão associada à sugestão. Se pretende sugerir um nome para o seu neto para homenagear alguém, isso pode ser algo muito bonito. Se tudo for explicado de forma respeitosa e sem insistência, e dado o espaço emocional necessário para que os pais pensem sobre essa ideia, poderá ser mais eficaz do que fazer qualquer tipo de pressão emocional.
Caso os pais não façam o que gostaria, não dê ênfase à culpa ou à vergonha. Embora isto possa ser um assunto importante para os avós, os pais devem ser capazes de responder com honestidade ao pedido. Não torne o “Não” dos pais num drama emocional cheio de culpa e orgulho ferido. Ninguém lucrará nada com esse tipo de atitude. Os sentimentos dos pais devem ter primazia sobre os dos avós neste tipo de situação. Seja qual for o motivo pelo qual os pais possam dizer não, nunca leve isso como uma ofensa pessoal. Esta decisão é uma grande decisão para a vida do bebé, portanto, para já é necessário que os pais se sintam felizes com o nome escolhido para o seu filho ou filha.
Acima de tudo, aprecie a nova presença do seu neto ou neta na sua vida, independentemente do nome que lhe for dado.
Artigos relacionados
Iniciar sessão
Tópicos do fórum activos
Votação
Newsletter
Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!