Dar um nome ao bebé

Criança no colo da avó

Por vezes os avós sonham dar ao seu neto o nome de um dos cônjuges, ou de um pai ou mãe falecido, sendo de facto uma bela tradição e uma grande homenagem.

Mas embora gostasse que os pais do seu neto ou neta dessem o nome que pretende ao novo bebé, nem sempre isso é possível. Para os pais darem um nome a um filho é um momento muito pessoal, existindo fatores que podem pesar mais que a vontade de um avô ou avó.

Por exemplo, a sua nora ou genro podem querer homenagear outras pessoas das famílias deles, ou podem ter sonhado com um nome para o bebé desde há muitos anos, tendo já ideias bem definidas acerca do nome que pretende que o bebé receba.

Se de facto gostava de sugerir um nome para o seu novo neto ou neta, faça-o de forma gentil e sem qualquer tipo de pressão associada à sugestão. Se pretende sugerir um nome para o seu neto para homenagear alguém, isso pode ser algo muito bonito. Se tudo for explicado de forma respeitosa e sem insistência, e dado o espaço emocional necessário para que os pais pensem sobre essa ideia, poderá ser mais eficaz do que fazer qualquer tipo de pressão emocional.

Caso os pais não façam o que gostaria, não dê ênfase à culpa ou à vergonha. Embora isto possa ser um assunto importante para os avós, os pais devem ser capazes de responder com honestidade ao pedido. Não torne o “Não” dos pais num drama emocional cheio de culpa e orgulho ferido. Ninguém lucrará nada com esse tipo de atitude. Os sentimentos dos pais devem ter primazia sobre os dos avós neste tipo de situação. Seja qual for o motivo pelo qual os pais possam dizer não, nunca leve isso como uma ofensa pessoal. Esta decisão é uma grande decisão para a vida do bebé, portanto, para já é necessário que os pais se sintam felizes com o nome escolhido para o seu filho ou filha.

Acima de tudo, aprecie a nova presença do seu neto ou neta na sua vida, independentemente do nome que lhe for dado.

A sua votação: 
Average: 3 (2 votes)

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!

Uncaught exception thrown in session handler.

PDOException: SQLSTATE[23000]: Integrity constraint violation: 1062 Duplicate entry '0' for key 'uid': INSERT INTO {sessions} (sid, ssid, uid, cache, hostname, session, timestamp) VALUES (:db_insert_placeholder_0, :db_insert_placeholder_1, :db_insert_placeholder_2, :db_insert_placeholder_3, :db_insert_placeholder_4, :db_insert_placeholder_5, :db_insert_placeholder_6); Array ( [:db_insert_placeholder_0] => sKss1R3MDRGb4Q1ONA7L4TKE-yj5QblQqfAMh1p0Hx4 [:db_insert_placeholder_1] => [:db_insert_placeholder_2] => 0 [:db_insert_placeholder_3] => 0 [:db_insert_placeholder_4] => 172.69.63.221 [:db_insert_placeholder_5] => messages|a:1:{s:5:"error";a:1:{i:0;s:459:"<em class="placeholder">User warning</em>: The following theme is missing from the file system: <em class="placeholder">responsive_business</em>. For information about how to fix this, see <a href="https://www.drupal.org/node/2487215">the documentation page</a>. em <em class="placeholder">_drupal_trigger_error_with_delayed_logging()</em> (linha <em class="placeholder">1143</em> de <em class="placeholder">/home/aen/public_html/includes/bootstrap.inc</em>).";}} [:db_insert_placeholder_6] => 1575667451 ) in _drupal_session_write() (line 209 of /home/aen/public_html/includes/session.inc).