Seja um exemplo para os seus netos

Avó a conversar com o neto

Não se é exemplo apenas um dia ou uma hora, é-se sempre. Seja o que deseja que os seus netos também sejam.

Quer seja o que diz, quer seja o que faz, tudo é exemplo para os seus netos. Sempre que atirar um papel para o chão, for mal-educado para alguém ou estacionar o carro num local proibido, saiba que está a dar esse exemplo aos seus netos. Como avó/avô deverá sempre ter em conta o que diz e o que faz, pois as crianças absorvem tudo e geralmente das pessoas com quem mais convivem. Sempre que pensar que a criança não está prestar atenção, pense duas vezes, pois ela está sempre a prestar atenção a tudo, e não pense que por ser muito nova não perceberá, as crianças têm uma capacidade muito grande de absorver comportamentos, independentemente da sua idade.

Mostre que é uma pessoa saudável

Se deseja saúde aos seus netos, não há nada como dar o exemplo desejando-a para si. Se a sua alimentação se basear em legumes, frutas, mantiver uma vida activa, os seus netos seguir-lhe-ão o exemplo. Brinque no jardim com eles, passeie no parque, se costuma jardinar, incuta-lhes também esse gosto pela natureza. Se bebe ou fuma, pense se é isso que deseja que os seus netos façam também.

Demonstre amor e carinho

Usualmente os avós são mais tolerantes com os netos, do que os pais, e o amor incondicional é rei desta relação. Portanto, como está num papel mais privilegiado para dar amor aos seus netos faça-o sem restrições. Mostrar as suas fragilidades e ajudar os seus netos a ajudá-lo poderá ser uma grande prova de amor. Se está debilitado por alguma razão, deixe os seus netos sentirem que o estão a ajudar e retribua-lhes sempre com atenção e carinho.

Partilhe a cultura

Se deseja que os seus netos sejam estudiosos e que amem a cultura então leia com eles, leia-lhes histórias, visite a biblioteca pública com eles, visite museus e exposições, ofereça-lhes livros e incentive-os a respeitar o conhecimento. Estar em casa apenas a ver televisão, não é suficiente para fazer com que os seus netos sejam bons alunos e se tornem pessoas cultas. Porém, pegar num livro e ler-lhes uma história, isso sim, é outra história. E quando eles forem bem-sucedidos na escola também saberá que foi devido a si que isso aconteceu. 

Ensine o valor do trabalho

Um dia leve os seus netos até ao seu local de trabalho; construa um jardim de legumes com a ajuda deles e dê-lhes responsabilidade sobre o mesmo, enfim, não lhes esconda o trabalho. Dê-lhes tarefas para eles cumprirem, como apanhar as folhas do jardim, lavar-lhe o carro, ou o que considerar adequado à idade deles e à sua realidade. No final recompense-os com um passeio de carro, um presente, ou até algum dinheiro simbólico. Desta forma ensinará o valor do trabalho e a recompensa por o terem feito.

Ensine e seja o exemplo

Pense em como costuma tratar as outras pessoas; a educação e consideração pelo outro costuma ser o lema da sua vida? Ou por outro lado, costuma dizer mal dos seus vizinhos, do empregado que não lhe fez o desconto que queria, ou diz mal de algum membro da sua família? As crianças percebem o maldizer, a má educação, a arrogância e todos os sentimentos impostos nas más atitudes. Se gostava que os seus netos fossem boas pessoas, pacientes, honestos, educados e generosos então terá de demonstrar-lhes que é tudo isso. Tenha em atenção ao pé dos seus netos, acerca do que diz sobre outras pessoas, especialmente acerca dos pais deles.  Sempre que pensar que eles não estão a ouvir, saiba que eles estão.

Como disse Edmund Burke “O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprender”. Seja um exemplo para os seus netos e verá neles esse reflexo.

A sua votação: 
Average: 4.3 (3 votes)

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!