Ideias para um fim de semana inesquecível com os avós

Avô a passear a neta

Os avós serão talvez a melhor companhia para as aventuras de uma criança. Não serão tão severos como os pais e talvez cederão à compra de uma guloseima mais facilmente. Se os avós já estão reformados, de férias ou com fins de semana livres, é muito bom incentivar as crianças a passar tempo com eles. Serão eles que terão mais histórias – verídicas, inclusive – para contar, mais paciência, mais experiência e mais atenção. Brincar e sair com os avós é saudável e recomendável pois criam laços que ficam para a vida. Os avós têm muito a ensinar, tanto quanto as crianças têm para aprender. De modo a que existam sempre ideias novas para um fim de semana divertido na companhia dos avós, ficam aqui algumas sugestões de atividades interessantes para se fazer em família.

Acampar

Acampar é uma experiência que qualquer pessoa deverá ter pelo menos uma vez na vida. Existem imensos parques de campismo, cada qual com seu charme e características diferentes pelo que a escolha é imensa. Caso os avós não estejam dispostos a dormir no chão, poderão alugar uma caravana, autocaravana ou um bungalow.

Viajar

Quer seja dentro do país, já que cá há tanto para conhecer, ou no estrangeiro, viajar com a família é também uma experiência a não perder. Os avós terão mais paciência, por exemplo, para levar uma criança a um parque de diversões como a Disneylândia, em Paris.

Jogar

Se o tempo estiver de chuva, que tal passarem o fim de semana em casa dos avós e jogar jogos de tabuleiro ou cartas enquanto se bebe chá ou chocolate quente? A companhia dos avós e a realização de jogos tradicionais farão muito bem às crianças.

Parques infantis

Nem sempre há parques infantis perto de casa, pelo que muitas crianças perdem a oportunidade de se divertirem nos baloiços. Os avós poderão levar as crianças a um parque infantil e deixá-los brincar até à hora do lanche ou jantar.

Jardins

Além de existirem diversos jardins botânicos e outros também muito bonitos, a ida a um jardim oferece a oportunidade de os avós ensinarem às crianças como brincar na rua. Hoje em dia isso é cada vez mais raro e as brincadeiras como “as escondidas” estão a perder-se.

Brincadeiras de outrora

Os avós poderão ensinar a brincar com piões, jogar à malha, construir um carrinho de madeira. São momentos únicos dos quais todas as crianças deveriam poder usufruir e poder aprender para um dia passarem às próximas gerações para que as tecnologias não consumam todo o tempo livre às crianças.

Museus

Falando em outrora, os avós poderão também levar os netos a ver museus com mais tempo e paciência do que os pais e menos confusão do que as visitas com a escola. Existem vários museus, portanto a escolha é variada e poderá ser diferente a cada fim de semana que o neto passe com os avós.

Contacto com animais

Os avós poderão levar os netos a conhecer uma quinta pedagógica algures no interior do país para que as crianças conheçam os animais de perto, o que gera curiosidade e posterior conhecimento sobre os animais de quinta que os miúdos da cidade conhecem só de nome. É, sem dúvida, uma surpresa divertida que os avós fazem aos netos e estes não a esquecem tão cedo.

Visita a animais

Além de apresentar os animais de quinta, poderão mostrar também outros, como as lontras do Oceanário, as tartarugas do Aquário Vasco da Gama ou as girafas do Jardim Zoológico.

Aprendizagem de ciência

Existem alguns pontos pelo país onde se pode aprender sobre ciência, de diversos géneros. Podemos falar, por exemplo, do Pavilhão do Conhecimento ou do Observatório Astronómico de Lisboa.

Estas são apenas algumas das atividades que os netos poderão desfrutar com os avós, sendo que existem muitas mais, bastando um pouco de imaginação. No fundo, o que conta é o contacto entre avós e netos. É isso que faz do fim de semana de avós e netos uma experiência única e indispensável, o sítio ou a atividade são assuntos secundários.

A sua votação: 
Sem votos

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!