Ensinar hábitos saudáveis aos netos

Menina a comer broculos

Sempre que vai passear com os seus netos ou quando eles lhe fazem uma visita certamente adora mimá-los com umas guloseimas. Esta é a forma de os pôr contentes num ápice. Porém, a longo prazo são hábitos que em nada serão benéficos para a saúde dos seus netos.
Muitas crianças nos dias de hoje fazem menos de 1 hora de exercício por dia! A obesidade nas crianças é mesmo um grave problema, e os seus netos não estão imunes a isso. Ajude os seus netos a criarem hábitos saudáveis, contribuindo assim para um futuro mais saudável.

Insista em alimentos saudáveis

Existem estudos que demonstram que quanto mais vezes uma criança comer um determinado alimento, maior a probabilidade desta desenvolver uma preferência por ele. Isto funciona com qualquer alimento. Uma das formas de incutir nas crianças a vontade de comer algo como legumes, que usualmente não querem, é deixá-las participar na preparação da refeição. Deixe os seus netos ajudarem a preparar o jantar, coloque-lhes um avental ou até um chapéu de chef de cozinha e torne essa tarefa uma diversão. Dê-lhes tarefas que permitam mexer com as mãos na comida tais como fazer bolas de almôndegas de legumes, ou colocar ingredientes em pizas que levem mais vegetais do que queijo. Para além de os ensinar a cozinhar e a desenvolver o gosto por prepararem as suas próprias refeições, explique-lhes o quanto simples é elaborar as próprias refeições saudáveis à base de legumes e com muito menos gordura.

Racione os doces

As crianças podem comer doces, não podem é comer muitos! Em vez de lhes dar um pacote de rebuçados, dê-lhes um rebuçado, ou em vez de lhes dar um chocolate dê-lhes um pedaço de chocolate. Desta forma as crianças perceberão que os doces são algo especial e não algo que podem comer sempre que lhes apetecer. Regra geral opte por lhes oferecer uma pequena guloseima se eles se portarem bem, ou concluírem uma tarefa. A guloseima será não só um incentivo, mas também uma forma de educação.

Nada de televisão

Um dos fatores mais associados à obesidade é a TV. Receber os seus netos em casa e colocá-los em frente à televisão, apenas estará a contribuir para a sua obesidade e para hábitos menos saudáveis. Planeie algumas atividades para os seus netos, nem que seja um passeio pelo parque, jogar ao esconde-esconde, jogos de tabuleiro, ou uma visita à mercearia local para fazer compras. A TV deve ser o último acessório a usar para entreter os seus netos.

Saia de casa

Não só para os seus netos, mas também para si, passear na rua é uma ótima opção. Esqueça os centros comerciais, e volte às raízes dos bons tempos em que passear na rua era divertido e saudável. Se for viável, vá dar um passeio de bicicleta ou vá nadar até à piscina local pública. Se for Verão e puder ir até à praia ou beira-rio em horas apropriadas faça-o e leve a bola de futebol ou de vólei para se mexerem e divertirem.

Dê o exemplo

Como usualmente as crianças preferem os alimentos que os adultos comem, seja um exemplo para os seus netos. Não se esqueça de comer saudável, não pode esperar que as crianças comam os vegetais se você não o faz.

Não tenha em casa tentações

Se não quer que os seus netos comam demasiadas guloseimas ou alimentos menos saudáveis, então não os tenha na sua casa. É bom para as crianças e é bom para si.  

Snacks saudáveis

A fruta é sempre um snack saudável, bem como os frutos secos. Retire as uvas de um cacho e coloque-as numa taça para que as crianças vão comendo aos poucos como se de rebuçados se tratassem. Se apresentar a fruta de forma colorida e divertida, as crianças comem mais rapidamente. Parta palitos de maçã, uvas, morangos, e faça um molho de iogurte para elas molharem as frutas no iogurte e irem comendo, as crianças adoram estas coisas.

Tenha uma atitude saudável sempre

Mesmo que só esteja com os seus netos em ocasiões especiais, pode da mesma forma encorajá-los a terem hábitos saudáveis sem estragar o momento. Se vai fazer um bolo ou sobremesas para a ocasião pode sempre optar por elementos mais saudáveis: em vez de cobrir um bolo com natas cubra-o com fruta; em vez de servir batatas a acompanhar o assado sirva menos batatas e uma quantidade maior de salada; em vez de pudim opte por uma tarte de maçã ou de frutos silvestres.

Ajude os pais

A missão de ensinar os filhos a comer corretamente é obviamente dos pais, e se estes não estão a fazer um bom trabalho, talvez esteja na hora de conversar com eles acerca da alimentação das crianças. Converse com os pais mas sempre com bastante tato para que estes não sintam que os estão a chamar de “incompetentes”. Diga-lhes que está disposto(a) a ajudar as crianças a comerem de forma mais saudável e pergunte-lhes o que pode fazer para ajudar a conseguir atingir esse objetivo.

Nem sempre os avós pensam na alimentação dos netos como algo essencial até porque muitas das vezes não estão presentes na vida deles diariamente; e quando estão sentem que têm de os mimar, muitas vezes com guloseimas. Porém os tempos são outros e a obesidade infantil é uma realidade. Nunca se esqueça que uma criança quando compreende o porquê, usualmente aceita a explicação e age de acordo com ela. Explique aos seus netos a importância de uma vida e alimentação saudável e que os ama não porque lhe dá muitas guloseimas mas porque deseja que eles sejam felizes e saudáveis.

A sua votação: 
Average: 3 (2 votes)

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!