Ensinar às crianças boas maneiras à mesa

Menina a comer fruta

Sim é possível ensinar as crianças a portarem-se bem à mesa, e os avós podem contribuir para isso.

Ninguém nasce ensinado, e as crianças não são exceção. As crianças podem ser ensinadas desde muito pequenas, entre os 9 e os 14 meses de idade. É altura do despertar da consciência do mundo e quando a insistência num certo comportamento se torna validada. Porém, nunca é demasiado tarde.

Por vezes, as crianças apenas se portam bem à mesa se tiverem o prato ou o copo favorito acompanhados da sua comida favorita e os avós a fazerem tudo que elas desejam. Nem sempre isso é possível ou boa ideia, e especialmente se os pais não o permitirem, os avós não o devem fazer. Por vezes, parece impossível sentar as crianças corretamente à mesa, e lidarem com os talheres e com a comida ainda se torna numa dor de cabeça maior.

Muitas vezes os avós “sugerem” aos seus netos que se sentem direitos à mesa, que comam de forma correta, que usem os talheres ou que comam os legumes e não apenas a carne. Contudo, muitas das vezes as crianças limitam-se a ignorar as instruções dos avós. Assim sendo é necessária uma nova maneira de abordar as crianças acerca das boas maneiras à mesa.

Uma das formas divertidas de ensinar - e que as crianças entendem - é explicando na sua linguagem favorita: brincando.

Brinque com os seus netos, ensinando.

As crianças divertem-se e aprendem brincando, e se já tiverem idade, conseguem compreender o que não devem fazer.

Uma boa ideia será começarem a refeição a dizer que cada um terá de imitar uma coisa que não deve ser feita à mesa. Um dos avós pode pegar na comida com as mãos, de seguida outro pode gritar que não quer comer os legumes, a criança entrará no jogo e na sua vez de representar poderá representar outra atitude que saiba que está errada, de seguida um adulto pode sentar-se de uma forma estranha, etc. Depois deverão exemplificar à vez o que se deve fazer à mesa: levantar o seu prato, comer sentado corretamente, usar o guardanapo, ser simpático para quem está sentado à mesa… Desta forma obterão uma refeição divertida e a criança aprenderá através da brincadeira o que não se deve fazer à mesa. Não há nada que motive mais uma criança que a brincadeira e o faz de conta!

A sua votação: 
Average: 5 (2 votes)

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!