Dia dos Avôs e Avós a 26 de Julho

Avós com guarda chuva laranja

O Dia dos Avós é um dia muito especial. Os avós têm um papel fundamental da vida dos seus netos: os mimos, o carinho, a compreensão, a paciência, a partilha de experiências, são a história das diferentes gerações. Celebrar o Dia dos Avós, é celebrar a história, a experiência, a família, a continuidade de uma geração. Este é um dia especial para passar em família, especialmente com os netos, até porque na geração atual, os avós fazem muitas vezes o papel de pais, pois são quem mais acompanha os seus netos, quer na educação, quer no tempo que lhes dedicam.  
Para celebrar um Dia dos Avós com os seus netos ficam aqui algumas sugestões!

Crie um dia memorável

Crie momentos memoráveis. Um momento memorável não implica nem uma festa de proporções gigantes ou apenas uma visita ao parque infantil mais próximo. Crie as suas memórias especiais com os seus netos, pense especialmente em atividades simples. Na realidade, estas atividades devem ser naturalmente mais relembradas do que o nome do dia. Criatividade e entusiasmo são o que transformam momentos normais em especiais. Não pense apenas em colorir um desenho, mas em colorir uma história mágica; não pense apenas em dar um passeio, mas em explorar o universo; não pense apenas em tirar fotografias, mas em registar momentos mágicos!

Ensinar os avós

O Dia dos Avós, para além de os homenagear, pode ser fantástico para aprender algo com os netos. Por exemplo, peça aos seus netos para lhe ensinarem algo – uma aula dada pelos netos sobre um tema que eles gostem, como: animais de estimação, um assunto que tenham aprendido na escola, um jogo novo, como usar o computador, como usar o novo telemóvel… Pode complementar este dia minha sugestão: “com algumas lições dos avós também! Para além dos netos ensinarem algo aos avós, os avós podem também ensinar algo aos netos, por exemplo: um movimento de dança, um jogo de cartas…

Partilhar o passado

O passado faz parte das histórias que se contam aos netos e, para celebrar o Dia dos Avós, conte uma história do passado aos seus pequenos. As crianças, especialmente as mais pequenas, adoram ouvir histórias. Contem uma história de quando os avós eram crianças, ou outras, especialmente se envolverem várias pessoas que eles conhecem, como o pai, mãe, tios… No final, podem ver um vídeo antigo com a família há alguns anos atrás.

Dia dos Avós com movimento

Qualquer motivo serve para se mexer, exercício faz parte de uma vida saudável e nada melhor para comemorar o Dia dos Avós. Se o tempo o permitir saia de casa, e se não o permitir tente sair também, pois, existem muitas atividades divertidas que se podem fazer com as crianças à chuva. Se de facto tiver de ficar em casa, então faça charadas com os seus netos em que sempre que, por exemplo, um programa de TV tiver um intervalo, ou passar um carro na rua de uma certa cor, têm de se levantar e começar a mexer-se: fazerem marcha, fazerem saltos canguru ou uma corrida à volta da sala.

Um passeio de comboio

Se gosta de passear, e os seus netos não costumam, ou nunca passearam de comboio, leve os seus netos a dar uma volta de comboio. Vá até à estação mais próxima e planeie uma ida e volta de comboio com os seus netos. Durante a viagem, tire fotografias, conte histórias sobre os lugares que vai passando, faça desta viagem uma aventura para si e para a pequenada.

Dia do artesanato

Se gosta de criar ou de comprar peças à mão, o Dia dos Avós pode ser isso mesmo. Que tal visitar uma feira de artesanato com os seus pequenos e ensinar-lhes o valor do feito à mão? Em diversas cidades existem feiras de artesanato e de vintage que são fantásticas para descobrir tesouros perdidos ou para dar a conhecer aos seus netos peças regionais e não só, criadas por artesãos locais.

Um dia de fotografias

As fotografias são momentos eternos, e registar o Dia dos Avós através de inúmeros momentos poderá ser uma ideia divertida para todos. Planeie uma saída para tirar fotografias, pode fotografar coisas comuns como flores, animais, detalhes, o que interessa é que deve terminar com uma fotografia da família. No final, pode imprimir um álbum online, ou imprimir em casa as fotografias que mais gostar e criar uma memória eterna do Dia dos Avós.

A sua votação: 
Average: 4 (1 vote)

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!