Como celebrar o Dia do Pai com atividades e presentes

Como celebrar um homem especial na sua vida, e na vida dos seus netos?! O próximo Dia do Pai necessita, como todos os Dias dos Pais passados, de ser especial, quer seja para filhos, pais, netos ou bisnetos. Torne este dia o mais especial possível, e celebre-o com muito amor e diversão.

Colorir desenhos

Não deixe de colorir desenhos que homenageiam o Dia do Pai. Posteriormente poderá emoldurá-los e criar um recanto de homenagem na casa, quer seja na sua casa, quer seja para incentivar o seu neto a desenhar algo especial para o pai.

Ensine os seus filhos sobre o Dia dos Pais

Ensine o porquê do Dia do Pai ser um dia especial, e porque deve ser comemorado. Evoca-se como origem dessa data a Babilónia onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).
Seguindo a tradição, nos Estados Unidos, este dia é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. A data escolhida foi o dia de São Joaquim.

Apreciar o ar livre no Dia dos Pais

Tudo dependerá da idade dos seus netos, mas se eles forem grandinhos, ir à pesca, assistir a um jogo de futebol, fazer uma caminhada, e mesmo que seja difícil, podem encontrar formas de se divertirem à chuva no exterior.

Cozinhar para o pai

Neste Dia do Pai, prepare um bolo com os seus netos para celebrarem com a família. Faça um bolo simples, e pode apenas deixá-los participar na decoração do mesmo. Poderá trabalhar com pasta de açúcar, com confettis coloridos comestíveis, com pepitas de chocolate… faça um lanche ou crie uma sobremesa fantástica para celebrar este dia com os seus filhos e netos.

Pai que fica em casa merece um dia especial

Se os seus netos são cuidados por um pai que fica em casa, então está na hora de os ajudar a compensar o esforço do pai. Prepare uma surpresa com os seus netos e surpreenda o pai deles com um momento especial. Ajude-os a preparar um almoço especial onde no final todos devem limpar a cozinha em conjunto, e o pai não pode fazer nada.

Um momento de trabalhos manuais

As crianças adoram trabalhos manuais divertidos, e criar um cartão, barco, flor a partir de um simples papel, criar tintas caseiras e pintar, será algo de fascinante. Esta é uma boa oportunidade para criar um origami que sirva de oferta para o Dia do Pai, ajudando os seus netos nesta atividade. Exemplos: cone origami para pipocas, um barco de papel, uma caixinha com uma fotografia dentro, um chapéu de festa…

Personalizar uma t-shirt

Crie, juntamente com os seus netos, uma t-shirt com a fotografia deles para oferecer ao pai, algo que ficará para sempre. Para além de ser útil e pouco dispendioso, será uma recordação para sempre.

Uma música diz sempre algo

Se tem jeito para a música, que tal compor ou escrever uma pequena canção em homenagem ao pai dos seus netos? Crie um refrão fácil para eles interpretarem e façam uma surpresa no Dia do Pai.

A sua votação: 
Average: 3 (1 vote)
Ocasiões especiais: 

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!