5 formas que os avós podem ter um papel mais ativo na vida dos netos

Longe vão os tempos em que os avós tinham total disponibilidade para acompanhar diariamente os netos. Com uma vida profissional ainda ativa, os avós dedicam a maior parte dos seus dias ao trabalho e lazer, perdendo a oportunidade de estar regularmente com os elementos mais novos da família. No entanto, isto não implica que a relação fique comprometida: mesmo sem estarem juntos todos os dias, os avós podem e devem ter um papel ativo na vida dos netos.

1. Uma longa história de amor e família

A importância dos avós começa na importância que os seus próprios filhos lhes dão. Por isso, os pais deverão ter a preocupação de contar aos seus filhos a história da família, relatando episódios e momentos que expressam a importância dos avós. Mesmo que não consigam ver diariamente os avós, as crianças vão adorar ouvir histórias de quando os pais eram pequenos, assim como a importância que os avós tiveram e continuam a ter na e para a família.

2. Quem não aparece, esquece…

Longe da vista, longe do coração? Com as crianças pode ser assim mesmo, por isso, ter um papel ativo na vida dos netos também passa pela presença dos avós. Quer seja física ou virtual, é fundamental que os avós assegurem esta presença. No caso dos avós que estão longe, um telefonema no final do dia, uma videochamada ao fim de semana, pequenas cartas ou postais enviadas por correio, são mais do que suficientes para estreitar o relacionamento entre as gerações, aumentando a sensação de presença e o fortalecimento dos laços familiares.

3. “Vamos passear?”

É claro que os netos adoram estar com os avós, por isso, as visitas presenciais e o tempo passado em conjunto é imprescindível para que os avós possam assegurar um papel ativo na vida dos seus netos. E não há nada mais especial do que um programa avós-netos, por isso, faça questão de organizar atividades que as crianças normalmente não fazem com os pais. Desde ir buscar os netos à escola na sexta-feira, passando por uma dormida na casa dos avós uma vez por mês, as tradições exclusivas criadas entre estas duas gerações serão duradouras e inesquecíveis. 

4. 1+1+1=3

Uma excelente forma de acompanhar os netos é estar presente nas mais diversas áreas da sua vida, desde a participação desportiva aos estudos. Mostrar interesse na matéria escolar, apoiar nos TPC, ajudar a executar um projeto para a escola e depois telefonar a saber como correu, são formas simples dos avós acompanharem o crescimento e a aprendizagem dos netos, que os vão recordar para sempre como pessoas atentas e cuidadosas. A verdade é que os avós têm muito para ensinar aos netos!

5. Passar um legado

Avós presentes e ativos demonstram interesse por tudo o que diz respeito aos seus netos – passar um legado dos mais velhos para os mais novos é uma boa forma de consolidar isso mesmo. A avó é uma pasteleira exímia? O avô é um fotógrafo fantástico? Estar ativo na vida dos netos é também passar-lhes valores, paixões, conhecimentos e experiências que possam levar consigo para a vida. Por isso, se é avó ou avô, não se satisfaça com a simples presença nos almoços de Domingo: passe aos netos o seu legado mais precioso.

A sua votação: 
Sem votos

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!