5 cidades perfeitas para os avós visitarem com os netos

Todas as cidades portuguesas são dignas de uma visita demorada, uma vez que todas elas são maravilhosas. No entanto, há algumas delas que são perfeitas para serem descobertas por avós e netos. Conheça 5 cidades perfeitas para os avós visitarem com os netos e passe momentos bem passados junto dos seus.

1. A cidade de Guimarães

A Cidade “Berço da Nação” como é carinhosamente conhecida é um dos mais famosos destinos históricos de Portugal. Situada no distrito de Braga, a cidade de Guimarães foi considerada Património Mundial pela UNESCO em 2001 e é um local encantador e pitoresco para ser visitado por avós e netos.

Escolhida por D. Afonso Henriques em 1128 para ser a capital do Reino de Portugal, a cidade oferece diversos locais de visita quase obrigatória, entre eles o Castelo de Guimarães, o Paço Ducal, o Mosteiro de Nossa Senhora da Oliveira, o Museu de Alberto Sampaio e o Teleférico da Penha que fará a delícia da pequenada com a sua vista admirável sob a paisagem circundante.

Se a visita à cidade for feita durante a primeira semana de agosto os avós terão oportunidade de mostrar aos seus netos as Festas Gualterianas que remontam ao ano de 1452 e que recriam um mercado de artesanato medieval, promovem um desfile de trajos antigos e uma feira de artes. A visita à cidade de Guimarães será, certamente, uma maneira de fazer uma boa surpresa aos seus netos.

2. A cidade do Porto

O Porto é a segunda maior cidade do país e há quem afirme que ela é por si só “uma nação”. Situada a noroeste de Portugal a cidade do Porto é capital do Distrito do Porto e da Região Norte do país.

O Porto é conhecido um pouco por todo o mundo e pelas mais variadas razões todas elas motivo de orgulho para Portugal. Quem não conhece o Vinho do Porto e quem não acha admirável o Centro Histórico da cidade, classificado como Património Mundial pela UNESCO? As pontes, a arquitetura, a Universidade do Porto (uma das 200 melhores do mundo), os inúmeros restaurantes, a gastronomia variada onde marca presença de honra a tão afamada “francesinha”, os bares, cafés e esplanadas e até o futebol fazem da cidade do Porto um manancial riquíssimo de interesse para uma visita de avós e netos.

Entre os lugares mais bonitos da cidade e que os avós gostarão com certeza de mostrar aos seus netos temos a Avenida dos Aliados, a Estação de São Bento, a Sé Catedral, a Ponte D. Luis I, o que ficou das Muralhas Fernandinas, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello (uma das três mais belas do mundo), o Café Majestic (considerado um dos mais bonitos do mundo) e o tradicional Mercado Bolhão Pato já sem falar na Ribeira, na Foz do Douro e em tantos outros locais que marcarão muito positivamente a visita e que os netos guardarão na memória durante muito tempo.

3. A cidade de Coimbra

A “Cidade dos Estudantes” como é conhecida é a maior cidade da região Centro de Portugal e Capital do Distrito de Coimbra. Popularizada mundialmente pela sua histórica Universidade (uma das maiores de Portugal) pelas figuras tradicionais do estudante de capa e batina e da tricana bonita, a cidade de Coimbra é considerada como uma das mais importantes cidades nacionais com uma enorme importância histórica e geográfica, uma vez que está localizada entre Lisboa e Porto.

A cidade disponibiliza um excelente conjunto de infraestruturas a vários níveis e destaca-se também pela sua beleza tranquila. Banhada pelo Rio Mondego proporciona bons momentos de lazer e descontração que enriquecerão a visita de avós e netos. De entre os locais de visita aconselhados destacam-se a Universidade de Coimbra, a Sé Velha de Coimbra, o Parque Verde do Mondego, os Mosteiros de santa Clara e o de Santa Cruz, o mítico Portugal dos Pequenitos e o Jardim da Manga.

As próprias ruas da cidade constituem também um motivo de visita e descansar nas margens do Mondego ou escutar um bonito Fado de Coimbra servirão como atrativos fortíssimos para que os avós incluam a Cidade das Batinas no seu roteiro de lugares perfeitos a mostrar aos netos.

4. A cidade de Lisboa

Lisboa, capital de Portugal e centro político do país, é a cidade portuguesa mais importante e também a mais populosa. Impossível deixar Lisboa de fora de um roteiro de visita às cidades portuguesas. Avós e netos poderão conhecer Lisboa e descobrir juntos os inúmeros recantos escondidos da cidade.

Lisboa é cosmopolita, moderna, antiga, repleta de agitação e de tranquilidade recolhida, rica em contradições e uma das mais bonitas cidades da Europa. De Lisboa pode dizer-se que tudo vale a pena visitar. Não há pedra da calçada que não tenho uma história para contar e não há rua ou viela que não inspire curiosidade.

Os avós poderão levar os seus netos a ver a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Baixa Pombalina com as suas avenidas e ruas repletas de multidões e de artistas, podem também passear junto ao Tejo, andar de barco, sentar nas esplanadas ribeirinhas, espreitar a cidade nos Miradouros e fazer compras nos mais modernos Centros Comerciais.

Lisboa é perfeita para a realização de atividades entre avós, pais e netos. Os mais novos vão gostar de a descobrir e os mais velhos vão encontrar várias razões para voltarem.

5. A cidade de Albufeira

Albufeira é uma cidade maravilhosa pertencente ao Distrito de Faro. Caracterizada pelas suas praias absolutamente deslumbrantes, Albufeira constitui um verdadeiro cartão de visitas de toda a região do Algarve.
Os netos vão seguramente adorar conhecer Albufeira com a sua marina, as suas lojas da moda, o comércio variado, os parques temáticos e para os mais crescidos a noite em Albufeira é um mundo mágico de sons e agitação com bares, esplanadas e cafés que oferecem música ao vivo e petiscos tradicionais da região.

Tendo sido antigamente uma pacata aldeia de pescadores a cidade moderna de Albufeira é hoje um paraíso para a juventude que gosta de se divertir e para os adultos que gostam dos prazeres bons da vida. É difícil pensar numa cidade mais perfeita para os avós visitarem com os netos em clima de lazer e de descontração.

Apesar de Portugal ser um país relativamente pequeno, se em comparação com outros da Europa, é ainda assim uma fonte inesgotável de lugares belíssimos. Escolher o itinerário para passear é uma tarefa complicada e ter em conta a idade e preferências dos netos é sempre uma boa dica para os avós que organizam este género de visitas. Depois é só aproveitar o que de melhor cada cidade tem para oferecer.

A sua votação: 
Sem votos

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!