100 coisas que pode ensinar aos seus netos

Avós e os sete netos

O que quer que seja que ensine aos seus netos, eles lembrar-se-ão para sempre!

Os avós são capazes de ensinar aos seus netos coisas que eles não aprenderão com outras pessoas. Os seus netos irão certamente lembrar-se toda a vida das capacidades, conhecimento e atitudes que lhes ensinará.

Por vezes pequenas coisas como um jogo, uma brincadeira, um provérbio, são tudo coisas que os seus netos recordarão para sempre…

Fica aqui uma lista das 100 coisas que poderá ensinar aos seus netos.

  1. A estalar os dedos.
  2. Assobiar. É tão simples, mas todas as crianças adoram aprender a assobiar, se souber assobiar com dois dedos ensine-lhes também, eles nunca esquecerão.
  3. Nadar. Que espectacular pode ser ensinar os seus netos a nadar. Ensine-os a nadar e claro, ensine-lhes as regras de segurança necessárias para o fazer.
  4. Plantar uma semente. Plante uma semente de um legume, e ensine os seus netos a ver uma planta crescer.
  5. Marcar golos. Jogue futebol com os seus netos, eles adorarão fazer de Ronaldo consigo.
  6. Dar um nó de gravata. O seu neto adorará aprender a fazer um nó de gravata, ensine-o e ajude-o a praticar, até no dia do casamento dele ele se irá recordar de si.
  7. Pintar as unhas. A sua neta adorará aprender a fazer uma manicura ou uma pedicura, ensine-a a ser uma menina.
  8. Fazer uma cobertura divertida de um bolo. Fazer um bolo de chocolate e ensinar o seu neto a cobri-lo com um creme de chocolate, pode ser muito divertido e saboroso.
  9. Escrever um postal. Ensine o poder e a diversão de escrever um postal e de enviá-lo pelo correio para alguém da família que esteja longe.
  10. A apreciar a leitura. Vá até à biblioteca local e ensine as maravilhas da leitura.
  11. Pesquise livros que os seus netos gostem e ensine-os o prazer da leitura.
  12. A fazer um colar de flores.
  13. A identificar as constelações estrelares. Ensine os seus netos a olharem para o céu e a identificar as principais constelações estrelares, eles ficarão maravilhados.
  14. A identificar as espécies de pássaros. Ensine os seus netos a identificar distintas espécies de pássaros e, se souber, quais os distintos cantares dos pássaros.
  15. A fazer uma casa para os pássaros. Quer seja um bom carpinteiro ou não, fazer uma pequena casa para pássaros para colocar na varanda ou na árvore do quintal é relativamente fácil e uma actividade excelente para ensinar aos seus netos. Se não souber fazer uma, compre uma e coloque-a em conjunto com os seus netos, esperando que um pássaro lá faça o seu ninho.
  16. Baralhar as cartas do baralho com estilo. Todas as crianças adoram aprender a baralhar as cartas de uma forma com pinta.
  17. Soprar um dente-de-leão e pedir um desejo.
  18. Fazer acrobacias na água. Ensinar a nadar é fabuloso, mas ensinar truques como nadar de costas, mergulhar ou fazer cambalhotas é tão ou mais espectacular.
  19. Fazer um cachecol de tricô.
  20. Saltar à corda. Crianças mais pequenas adoram saltar à corda, seja a primeira pessoa a ensinar os seus netos a diversão de saltar à corda e desta forma a praticar exercício.
  21. Andar de bicicleta.
  22. Dar uma tacada de golfe. Quer pratique ou não golfe, a primeira aula dos seus netos poderá ser perfeitamente consigo, nem que seja numa Wii.
  23. Atar os atacadores dos ténis.
  24. Fazer exercício físico. Quanto mais cedo ensinar aos seus netos a vantagem de fazer exercício físico, melhor. Ensine os seus netos de forma divertida a fazerem flexões, cangurus, flexões, etc.
  25. Descobrir o mundo desde casa. Através de um globo do mundo explique a geografia do mundo, o tipo de povos, o clima, ensine onde ficam os países, continentes, mares, oceanos, etc… e onde gostariam de ir numa grande viagem.
  26. A fazer um barco a partir de um pedaço de papel. De seguida coloque-o num lago e ponha-o a velejar.
  27. A colocar a mesa. Ensine os seus netos a colocar a mesa de forma correcta. E não se esqueça de ensinar uma forma elegante de decorar a mesa e de colocar os guardanapos.
  28. Boas maneiras à mesa. Ensine aos seus netos a comerem de faca e garfo; para que servem os distintos talheres, copos e pratos; e como ser bem comportado à mesa. Faça isto de forma divertida, encenando um lanche ou um chá das 5.
  29. A dar um bom aperto de mão.
  30. A comer com pauzinhos chineses.
  31. Brincar com o aspersor do jardim. Ensine-o a saltar sobre o aspersor e a brincar com a mangueira da água num dia de verão.
  32. Fazer fotografia. Ensine como se tira uma boa fotografia e como se pega numa câmara fotográfica.
  33. Comprar com desconto. Ensine os seus netos como comprar mais por menos. Pedir um desconto não é vergonha, será uma boa lição para a vida.
  34. A nadar à cão.
  35. A usar as ferramentas. Chave de fendas, martelo, alicate, são ferramentas que os seus netos poderão achar muito divertidas para fazer um trabalho consigo. Se estiver para fazer um pequeno conserto lá em casa aproveite para os ensinar a trabalhar com as ferramentas.
  36. A ver as horas num relógio analógico e num digital.
  37. A jogar às cartas. Qualquer que seja o jogo, nunca se esquecerão, comece com um jogo simples como jogar à guerra.
  38. A gritar numa montanha e ouvir o eco.
  39. Montar um puzzle. Comece pelo canto superior direito para ter uma boa referência da imagem, construa os restantes cantos e vá até ao centro, os seus netos adorarão.
  40. A jogar xadrez.
  41. A contar uma história de encantar.
  42. A falar noutra língua. Nem que sejam apenas algumas palavras, ensine todas as palavras que conhecer noutras línguas.
  43. A fazer palavras cruzadas.
  44. A resolver um puzzle de Sudoku.
  45. A jogar o jogo do enforcado. Caso os seus netos já saibam escrever, então jogar ao enforcado pode ser um bom jogo para lhes ensinar.
  46. A jogar monopólio.
  47. A arranjar uma jarra de flores.
  48. A fazer gelo.
  49. Ensinar as distintas partes de um barco. Ensine aos seus netos o vocabulário de um barco como proa, ré, bombordo, estibordo, velas, e ajude a imaginação dele a velejar pela aventura náutica.
  50. A ler o primeiro livro. Ensine-os a ler o primeiro livro, com muita paciência vá palavra a palavra e frase a frase, ensinado a ler o primeiro livro.
  51. A fazer um chapéu de origami.
  52. A embrulhar um presente.
  53. A conduzir um carro. Num parque de estacionamento bem grande e deserto coloque o seu neto no seu colo e deixe-o brincar com o volante.
  54. A jogar bilhar. Ensine como bater com o taco na bola e quais as regras do bilhar.
  55. A dar diferentes nós numa corda. Desde o nó de marinheiro, de escuteiro, um nó de borboleta, entre outros.
  56. A fazer uma guerra de polegares.
  57. A desenhar melhor. Explique como se desenha correctamente a dimensão, as figuras, aos detalhes que pode conter um desenho.
  58. A brincar com um iô-iô.
  59. A pescar. Um belo dia de pesca pode ser uma boa ocasião para ensinar um dos seus netos a pescar.
  60. A fazer uma trança a uma amiga.
  61. A usar um compasso para fazer círculos.
  62. Treinar um cão. Ensine os seus netos a ensinarem um cão a “ir buscar” ou a “deitar”. Ajudará a criar laços com o animal para sempre.
  63. A fazer um castelo de areia.
  64. A montar uma tenda de campismo.
  65. A fazer uma fogueira sem fósforos e sem isqueiro.
  66. A tocar um instrumento musical. Se sabe tocar um instrumento, ensine o básico e perceba se os seus netos querem aprender a tocar mais, se assim for ensine mais.
  67. A lavar o carro. As crianças adoram lavar carros, é uma diversão.
  68. A ler uma pauta de música: do, ré, mi, fá, sol, lá, si, do.
  69. A dar um laço. Quer seja para embrulhar um presente, quer seja no laço do cabelo ou nos sapatos.
  70. A fazer o pino.
  71. A contar até 100.
  72. A semear relva. É super fácil, e quando começar a nascer os seus netos irão adorar.
  73. A ajudar os outros. Se a sua vizinha está a chegar a casa com os sacos do supermercado ensine os seus netos a ajudá-la a carregar as compras.
  74. A fazer malabarismo com 3 ou mais bolas.
  75. A fazer um bolo.
  76. A dançar. Ensine alguns passos fáceis de aprender, nem que seja de uma dança popular.
  77. A cantar o hino nacional.
  78. A colocar uma colher na ponta do nariz sem ela cair.
  79. A cozinhar ovos. Ensine os seus netos a fazer ovos mexidos. Ensine-os a partir o ovo, a separar as cascas e a colocá-los na frigideira.
  80. Andar em cima das bermas do passeio da rua como se fosse um fio de um equilibrista.
  81. A fazer figuras com a sombra dos dedos sobre a luz.
  82. A contar uma anedota. Ajude os seus netos a explorar a veia humorística deles.
  83. A fazer bolhas de sabão.
  84. A atirar um elástico através de um esticão.
  85. A fazer um copo de cristal cantar com dedo molhado a passar nas bordas.
  86. Jogar à macaca/amarelinha. Ensinar jogos intemporais é sempre uma delícia para as crianças.
  87. A fazer um avião de papel e a atirá-lo ao ar.
  88. A fazer confetis com um furador.
  89. A fazer uma pedra deslizar na água de um lago.
  90. A fazer truques de ilusionismo. Será óptimo para eles impressionarem os amigos: a tirar uma moeda detrás da orelha, a seleccionar uma carta do baralho, o quer que seja, será um sucesso.
  91. Provérbios.
  92. Adivinhas.
  93. A dizer “obrigado(a)” e “por favor”.  Quanto mais cedo os seus netos aprenderem as regras de uma boa educação melhor.
  94. A dar cambalhotas na cama. Ensine para a frente e para trás, as crianças adoram dar cambalhotas.
  95. A lançar um papagaio de papel ao vento.
  96. A jogar Mikado.
  97. A apreciar arte. Visite um museu divertido e explique algumas peças aos seus netos, ensine-lhes o prazer da cultura. 
  98. A fazer um castelo de cartas. Colocar um ou mais baralhos de cartas num castelo de cartas é uma forma simples de se divertir com os seus netos.
  99. Jogar ao jogo do galo.
  100. A jardinar. Compre pequenos utensílios, plante algumas plantas e ensine os seus netos a plantar, regar e a cuidar das plantas enquanto estas crescem.
A sua votação: 
Average: 4.5 (21 votes)

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!