10 dicas para avós de primeira viagem

Avós e neto

A chegada do primeiro neto é um momento muito esperado e vivido com muita alegria por toda a família. Os avós têm um papel fundamental na educação dos mais pequenos e muitas dúvidas podem surgir: esclareça aqui as principais e divirta-se com o elemento mais recente da família!

1. Respeite o espaço dos pais

Naturalmente, está ansioso para cuidar e mimar o seu neto e tem certamente muita vontade de dar o seu contributo e ser uma avó ou um avô ativo. Mostre-se disponível e ajude quando possível e necessário, mas não se esqueça de dar espaço aos pais para que possam vivenciar esta nova experiência, criar e consolidar as suas novas rotinas familiares.

2. Prepare-se para atualizar os seus conhecimentos sobre cuidados infantis

Se é verdade que a experiência adquirida pelos avós é muito útil e deve ser usada, também há que lembrar que a ciência evoluiu bastante e vários estudos têm vindo a demonstrar a desadequação de algumas práticas e crenças mais antigas no que respeita aos cuidados com as crianças, como a alimentação, posições para dormir, etc. Assim, mantenha a abertura de espírito, procure informar-se, leia e esteja recetivo a novas aprendizagens sobre os cuidados com as crianças.

3. Relembre as técnicas que resultavam com os seus filhos

Isso não quer dizer que não possa recordar os seus velhos truques! Lembra-se das estratégias que usava para conseguir que o seu filho comesse a sopa? De como o distraía para sair do banho ou para mudar a fralda? Ou da tática que usava para o adormecer? As suas dicas, consolidadas pela sua experiência de vida, podem ser uma ajuda preciosa para lidar com o seu neto. Partilhe-as com os pais – será muito enriquecedor para todos!

4. Respeite as regras estabelecidas pelos pais

Respeite a forma como os pais pretendem educar a criança, as regras e princípios básicos que pretendem seguir. É recomendável que a educação dada pela família se baseie numa linha de orientação comum. Dessa forma, a criança crescerá num ambiente harmonioso e coerente, que contribuirá para o seu desenvolvimento pleno e saudável.

5. Imponha limites com sabedoria

Educar uma criança implica mimo, atenção, cuidados e tolerância… mas também disciplina! Não caia na tentação de deixar o seu neto fazer sempre apenas aquilo que lhe apetece e de lhe dar absolutamente tudo o que ele quer, sem quaisquer limites ou regras.

6. Brinque com o seu neto

Agora que está numa fase da vida mais serena, aproveite essa disponibilidade para brincar ao “faz de conta” com o seu neto. As crianças adoram brincar com os adultos e existem centenas de atividades que os avós e os netos podem fazer em conjunto. Aproveite e divirta-se com o seu neto!

7. Aprenda com o seu neto e entregue-se às novas tecnologias

Atualmente, com as sucessivas inovações tecnológicas, as crianças brincam com jogos de vídeo, usam computadores para tudo e mais alguma coisa e navegam na Internet. Acompanhe o crescimento dos seus netos, participando também dessas brincadeiras. Disponha-se a aprender e a atualizar-se nestas áreas: o seu neto vai adorar os avós modernos e atuais!

8. Partilhe os saberes tradicionais

Ainda sabe lançar o pião? É capaz de costurar um vestido para uma boneca? Tem jeito para fazer bolos? Conhece lendas e tradições antigas? Recorda-se daqueles jogos de antigamente? Partilhe esses saberes e essas tradições de inestimável mais-valia com o seu neto. O saber não ocupa lugar… e os seus netos dificilmente esquecerão esses momentos!

9. Deixe a criança crescer

À medida que o seu neto for crescendo, irá aprender novas habilidades e, aos poucos, irá começar a ser capaz de fazer sozinho algumas coisas. Aceite esse desenvolvimento e estimule a autonomia e independência da criança, de forma atenta e responsável. Não caia na tentação de o superproteger e de fomentar a dependência.

10. Promova o bom relacionamento familiar

Converse com os pais, troquem ideias, partilhem experiências e dificuldades, façam programas em família e a solo, apoiem-se mutuamente. Um bom relacionamento entre pais, avós e netos é benéfico para todos. Sejam uns avós fantásticos!

 

A sua votação: 
Average: 5 (2 votos)

Iniciar sessão

Votação

Com que frequência vê os seus netos?