10 coisas divertidas para fazer depois da reforma

Aceitar a reforma é despedir-se do mundo de trabalho e usufruir dos anos dourados que estão apenas a começar. Nem todas as pessoas encaram bem todo o tempo livre que repentinamente têm, mas a verdade é que estes são os seus melhores anos – descubra as muitas coisas divertidas que há para fazer depois da reforma, saia de casa e aproveite-as ao máximo!

  1. Aprender uma língua nova. Sempre quis aprender a falar italiano, dominar o francês ou aperfeiçoar o inglês? Quer melhor altura para aprender uma nova língua do que agora? Dedique-se e concretize o seu velho sonho! 
  2. Viagem de sonho. Já trabalhou e poupou tanta na vida, já criou os seus filhos e agora chegou o momento de cuidar de si – faça as malas e viaje! Através de grupos de convívios, com o seu parceiro, familiares ou amigos, o mais importante é conhecer o mundo.
  3. Tirar um curso. Nunca é tarde para aprender e a proliferação de universidades sénior são a prova disso mesmo. Porque não aproveitar as inúmeras aulas que estes estabelecimentos de ensino especializados oferecem aos reformados, para aprender coisas novas e atualizar velhos conhecimentos. Desde informática e arqueologia, a culinária e história, há cursos para todos os gostos. Esta é ainda uma excelente maneira de fomentar o convívio e de conhecer pessoas novas.
  4. Jardinagem. Antes da reforma, certamente não tinha tempo para se dedicar às suas plantas e ao seu jardim, mas agora já tem. A jardinagem é um passatempo maravilhoso a vários níveis: é uma maneira saudável de passar o tempo, ajuda-o a manter-se ativo, é uma atividade altamente relaxante e produz resultados finais dos quais se sentirá muito orgulhoso. 
  5. Praticar desporto. A prática regular de exercício físico é importante em qualquer idade, e agora que está reformado não tem desculpa para não se manter ativo. Escolha uma modalidade que goste particularmente e retome-a ou dedique-se a um novo tipo de desporto: entre natação, golfe, bowling ciclismo, caminhadas ou até desportos radicais – porque não experimentar? – mantenha-se em forma!
  6. Árvore genealógica. Quando chega a idade da reforma já se construiu uma vida inteira de histórias e experiências, o passado continua a ser importante e quer-se cada vez mais preservado. Uma ideia divertida pode ser a construção da árvore genealógica da vossa família, de ambos os lados. Quem sabe o que pode descobrir e imagine a cara dos seus filhos e netos quando os presentear com este legado!
  7. Dedicar-se às artes. Aproveite a liberdade da idade da reforma para se exprimir criativamente: pinte, faça ilustrações, trabalhe com barro, crie peças de artesanato ou escreva um livro.
  8. Fazer voluntariado. Para quem quer manter-se seriamente ocupado depois da reforma, fazer voluntariado pode ser uma excelente opção porque, para além de continuar a sentir-se útil para com a comunidade, estará a ajudar pessoas e causas que realmente necessitam de uma mão ou de um ouvido amigo. Informe-se junto da sua igreja, hospital local ou através de instituições de caridade e de solidariedade social… e continue a fazer a diferença na vida de alguém.
  9. Passar tempo com os filhos. A reforma liberta-nos o tempo que precisamos – e que se calhar antigamente não tínhamos – para estarmos com aqueles que mais gostamos. Já pensou que agora pode combinar um almoço a meio da semana com o seu filho(a), basta encontrarem-se no seu local de trabalho? Em alternativa, pode fazer um jantar semanal em sua casa para dar uma folga aos filhos que vêm cansados do trabalho. São pequenos mimos que vão saber bem a todos.
  10. Passar tempo com os netos. E quem diz os filhos, diz os netos. Divirta-se com a pequenada e passe tempo de qualidade junto com os seus netos, planeando saídas divertidas ao jardim zoológico, ao circo, a uma peça de teatro infantil, à hora do conto, ao cinema, uma ida às compras ou um passeio para simplesmente conversarem e saborearem um gelado. Afinal de contas, não era destes momentos que estava à espera?
A sua votação: 
Average: 4.3 (22 votes)

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!