10 atividades giras para fazer com os netos na época de Natal

O Natal é normalmente uma época especial para todas as famílias, sobretudo para as que têm crianças. Os mais novos, mal percebem a chegada do tempo frio, começam em contagem decrescente para o grande dia, numa ansiedade desmedida para montar a árvore de Natal, decorar a casa e começar a amontoar os presentes que serão abertos à meia-noite do dia 24 de Dezembro ou na manhã do Dia de Natal. Para envolver ainda mais os seus netos no espírito natalício, fique a conhecer algumas ideias que vos permitirão viver o Natal ao máximo… e divirtam-se!

1. Árvore de Natal personalizada

A típica árvore, comprada numa qualquer loja da especialidade, é habitualmente decorada com as tradicionais fitas e enfeites natalícios, que se veem em quase todas as casas. Porque não fazer algo diferente este ano? Peça aos mais novos para elaborarem pequenos desenhos que representem cada um dos elementos da família. Depois, é só recortar cada uma das figuras, fazer um pequeno furo na extremidade de cada uma, onde se irá colocar uma linha com nó, para se pendurar nos ramos da árvore de Natal.

2. Presentes feitos em casa

Quase todas as crianças adoram estar e ajudar na cozinha. Por isso, em vez de gastar dinheiro em presentes para todos os familiares e amigos, leve os miúdos para a cozinha e dediquem uma tarde a confecionar deliciosos presentes de Natal. Bolachas em forma de estrelas, bombons caseiros ou compotas de fruta são excelentes ofertas que podem colocar em saquinhos e dentro de boiões de vidro (vá guardando alguns para este efeito) – depois é só decorá-los com fitas de Natal ou etiquetas personalizadas. E quem diz alimentos, diz também bijutaria, quadros ou tantos outros pequenos trabalhos manuais, dos quais podem resultar presentes de Natal cheios de ternura.

3. É Natal no jardim!

Se tem a sorte de viver numa casa com jardim e árvores, aproveite para fazer com que o Natal se sinta logo mesmo antes de entrar a porta do lar. Escolha uma árvore e ajude as crianças a decorá-la com fitas coloridas, bolas grandes e, se puder, com luzes intermitentes. Os mais novos vão adorar ajudar na decoração de Natal e, depois, chegar à casa dos avós vai se tornar ainda mais especial!

4. Embrulhos ecológicos

O Natal é um excelente argumento para passar conceitos ecológicos aos mais novos. Quando comprarem os presentes para oferecer aos familiares e amigos, não aceitem que as lojas façam os embrulhos. Em vez disso, guarde todos os jornais e revistas que costuma ler e, na altura de embrulhar os presentes, convide os seus netos para ajudarem a fazer os embrulhos com as folhas dos jornais e das revistas. No final, podem ainda criar uma etiqueta para escrever uma mensagem personalizada que fará daqueles presentes de Natal, os mais especiais do ano!

5. Ser solidário

Não é propriamente pelo lado divertido, mas antes pela responsabilidade social que pode incutir aos mais novos neste Natal. Existem várias associações que organizam jantares de Natal para os mais desfavorecidos e onde as crianças podem colaborar – até a servir à mesa, com a ajuda dos adultos. Ou, em alternativa, pode pedir às crianças que ajudem a preparar alguns sacos com alimentos, agasalhos e até brinquedos com os quais elas já não brincam, para poderem entregar a associações de solidariedade. Seja um exemplo para os seus netos!

6. Olá férias de Natal!

Na véspera do último dia de aulas, antes das férias de Natal, vá para a cozinha com os netos e preparem um bolo de chocolate ou queques em miniatura. A ideia é que os mais novos colaborem ativamente no processo, sentindo que foram eles os cozinheiros! Depois dos bolos estarem prontos, prepare umas “bandeirinhas” (que se fazem com um simples retângulo de papel, cuja extremidade lateral é colada num palito) e peça às crianças para lá escreverem uma mensagem de Natal para a turma, antes de as colocarem nos bolos. Esta é uma excelente (e deliciosa) forma dos mais novos desejarem boas festas à turma da escola!

7. É Carnaval ou Natal?

O Dia de Natal já é normalmente animado, sobretudo quando as famílias são alargadas. Mas, se a ceia de Natal se realiza na sua casa, imagine o que seria combinar com os seus netos um tema para o Natal deste ano… as ideias são muitas, e podem passar por pedir a todos os familiares para aparecerem com uma peça de roupa vermelha, ou com um gorro de Natal ou ainda, para os mais arrojados, que cada pessoa tente recriar uma personagem tipicamente relacionada com a época natalícia. Se todos levarem o desafio a sério, facilmente terá à mesa dezenas de Reis Magos!

8. Designers de palmo e meio

Os seus netos adoram fazer desenhos, recortes e colagens? Então deixe os protocolos da toalha que se usa há gerações na sua família e arrisque algo diferente – utilize uma toalha de plástico ou de papel, de cor lisa, e peça às crianças que a decorem com desenhos e mensagens alusivas ao Natal. Acredite que a toalha fará a delícia de todos os familiares, que ocuparão parte da refeição a admirar a obra-prima dos meninos… e esta pode acabar mesmo por ser uma tradição que se repete todos os anos!

9. Teatro familiar

Algum tempo antes do Dia de Natal, peça aos seus netos que ajudem a preparar o texto para uma peça de teatro. Não se esqueçam que todos os familiares deverão ter um personagem para desempenhar. Elaborem o texto, preparem alguns adereços que darão mais vida à peça e, depois da ceia de Natal, surpreendam os presentes com a novidade: todos vão ter de participar num teatro! Depois de distribuir os papéis e adereços e de todos estarem devidamente preparados para entrar em cena, acredite que a noite vai ser recheada de gargalhadas e animação. E não se esqueça de pôr a câmara a filmar – este é daqueles momentos “para mais tarde recordar”!

10. Querido, encolhi o Pai Natal!

Se os netos já não acreditam no Pai Natal, peça a um deles (em segredo, mais ninguém deverá saber!) que se prepare para, no dia de Natal, interpretar o papel do velhote de barbas brancas. Assim, quando se aproximar a hora de abrir as prendas, o Pai Natal aparecerá na sala, mas em versão… pequena! Se o seu neto for teatral, ajude-o a treinar uns valentes “Ho-ho-ho”, para complementar a atuação.

Feliz Natal… na companhia dos seus netos!

A sua votação: 
Average: 5 (4 votes)
Ocasiões especiais: 

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!