10 atividades ecológicas que os avós podem fazer com os netos

Os avós têm um papel determinante na educação dos seus netos, preparando-os para diversas questões do dia-a-dia, tais como, a escolaridade, a doutrina e ainda outras atividades ligadas à adoção de hábitos saudáveis e à preservação do meio ambiente. Neste último, os avós devem investir algum tempo na educação dos seus netos para o respeito e preservação do meio ambiente, incentivando-os a realizar um conjunto de atividades ecológicas em benefício do planeta. Segue-se uma lista com 10 atividades ecológicas que os avós podem fazer com os netos.

1. Plantar uma árvore no jardim

Os avós devem alertar os seus netos para a importância das árvores no nosso planeta. Depois de explicar às crianças quais são os problemas e as consequências relacionados com a desflorestação, elas irão ficar sensibilizadas e plantar uma pequena árvore no jardim será um ato heroico que vão adorar fazer.

2. Plantar flores e plantas no jardim para consumo

Os avós devem incentivar os seus netos a fazer pequenas plantações de legumes, frutos, ervas aromáticas e flores na terra do quintal, explicando que os mesmos se destinam ao consumo próprio. Com isso, os avós irão sensibilizar os seus netos para as políticas de poupança, pois ao cultivar os seus próprios alimentos e plantas não terão de os comprar no supermercado. Ao mesmo tempo, os avós devem explicar que estes alimentos são mais saudáveis por neles não se utilizarem fertilizantes que visam intensificar o cultivo de alimentos através de químicos que prejudicam a saúde.

3. Fazer decorações com as flores apanhadas do jardim

Uma atividade divertida para as crianças é fazer arranjos de flores com os avós. Os avós devem ensinar os seus netos a colher as flores que estejam mais maduras ou abertas e, para que estas não se estraguem no chão, ensinar a fazer pequenos arranjos para decorar as jarras ou oferecer aos pais. Com isso, as crianças aprendem a aproveitar a oferta dos seus próprios jardins, evitando gastos desnecessários com floristas, visando a poupança.

4. Comprar alimentos biológicos

Os netos adoram fazer compras com os avós. Neste contexto, esta é uma boa oportunidade para que os avós comprem alimentos biológicos e expliquem porque o fizeram. Os avós devem explicar aos seus netos em que consistem os alimentos biológicos e porque razão eles são mais saudáveis do que os alimentos não biológicos. Os avós também devem explicar que os alimentos biológicos mantêm o sabor natural dos alimentos, pelo que estes são mais saborosos. Em casa, os avós devem preparar deliciosas receitas com os alimentos biológicos para convencer os seus netos.

5. Não desperdiçar alimentos

Os avós podem desde cedo educar os seus netos a não desperdiçarem alimentos. Para tal, eles devem colocar no prato dos seus netos a quantidade de alimentos que consideram razoável para a criança comer sem se fartar e desperdiçar. Ao mesmo tempo, os avós devem dar o exemplo através de alimentos que estejam próximos do seu prazo de validade (fiambre, queijo, carne, etc.) e fazer receitas alternativas com os mesmos, por exemplo, pizas, saladas e empadão, explicando que é uma forma de se aproveitar os alimentos sem que estes sejam desperdiçados no lixo.

6. Instalar um ecoponto em casa e fazer a separação do lixo

Esta é uma atividade simples e muito divertida que educa as crianças para a vida ecológica. Ao instalar um ecoponto em casa, os avós podem explicar aos seus netos como eles devem fazer a separação do papel, do plástico, do vidro, dos metais e do lixo comum, pelas diferentes cores dos baldes/sacos do ecoponto. Os avós podem incentivar os seus netos a procurar lixo pela casa e a colocá-lo no ecoponto correspondente. Cada vez que eles acertarem na cor correspondente, os avós devem felicitá-los. Eles vão adorar esta atividade e serão educados para uma vida verde.

7. Trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas ecológicas

Os avós devem explicar aos seus netos que as lâmpadas tradicionais consomem mais energia elétrica do que as lâmpadas ecológicas e que estas últimas são mais amigas do ambiente. As crianças vão ficar sensibilizadas e vão querer ajudá-lo na compra e substituição das lâmpadas más pelas lâmpadas boas. A sua fatura de eletricidade e o ambiente vão agradecer.

8. Fazer uma seleção das roupas que as crianças já não usam e entregá-las numa instituição ou oferecê-las a familiares

Os avós devem explicar às crianças que não se deve deitar a roupa ao lixo e, ao mesmo tempo, elas não devem ficar eternamente no armário porque existem crianças carenciadas que necessitam delas. De facto, com o crescimento dos seus netos é frequente que as roupas deixarem de servir num ápice. Neste sentido, educar os netos para a doação das suas roupas a familiares e amigos mais novos ou a instituições de caridade é uma atitude amiga do próximo e do meio ambiente. Os avós devem ainda incentivar os seus netos a utilizar as roupas velhas e gastas como panos de cozinha ou de limpeza, reutilizando-os em caso de degradação.

9. Reutilizar o lixo

Os avós podem incentivar os seus netos a reutilizar o lixo, tais como, as embalagens, fitas, laços e jornais, para fazer pequenas criações. Por exemplo, com as embalagens de ovos as crianças podem fazer um cestinho para a organização de brincos, pulseiras e anéis, bem como, das moedas que os avós vão oferecendo devido ao seu bom comportamento ecológico.

10. Caminhar na praia, floresta ou jardim e apanhar o lixo que encontrarem no chão

Esta é das atividades mais saudáveis e amigas do ambiente que os avós podem fazer com os seus netos. Ao caminharem na praia, floresta e jardins estão a praticar exercício físico e, se forem equipados com luvas e saquinhos de lixo, as crianças ficam sensibilizadas a apanhar lixo do chão. Apanhar lixo do chão e dá-lo o devido destino é uma atitude ecológica muito nobre de qualquer humano e é desde cedo que esta cultura deve ser praticada.

De facto, é desde cedo que as crianças devem ser sensibilizadas para os problemas ecológicos do planeta e serem ensinadas a adotar medidas e atividades ecológicas que visam preservar o meio ambiente. É precisamente nas idades pré-escolares e escolares, ou seja, durante a sua fase de aprendizagem e maior retenção de informação, que elas devem aprender e executar boas práticas de preservação do ambiente, tornando-se em adultos cumpridores e respeitadores do planeta. É nas crianças que reside a esperança de um planeta mais limpo, mais verde e melhor.
Em conclusão, estes são apenas sugestões divertidas para os avós, agentes determinantes na educação, surpreenderem os seus netos. Os netos respeitam e aprendem muito com os seus avós, pelos que estes devem dar bons exemplos, educando os mais novos para a vida ecológica.

A sua votação: 
Sem votos

Iniciar sessão

Votação

Costuma ir buscar os netos à escola?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Avós e Netos!